quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Óleo Essencial de Lavanda

  Ontem comecei a fazer um formulário para organizar os materiais sobre óleos essenciais que tenho em casa. Pensei que assim seria mais fácil para quando tivesse alguma queixa de algum interagente ou quando comprar um óleo novo teria acesso às informações sobre ele mais rápido e fácil. (Já postei algo relacionado à óleos essenciais aqui!)
  Fiquei em dúvida de qual programa usar e acabei por utilizar o Acces mesmo. Peguei minha apostila e meu caderno de aroma e fui ne... ufa! Estou quase terminando. Agora vou pegar algumas informações na internet, para complementar.
  Queria postar algo diferente hoje e, pensando em todo o trabalho que tive para reorganizar as informações sobre cada óleo, vou falar sobre o Óleo Essencial de Lavanda -Lavandula Officinalis ou Lavandula Augustifolia. 
  Essa é da BioEssência, mas tem várias marcas que vendem óleos essenciais. A mais conhecida é a BySamia, mas como tenho uma vendedora da BioEssencia que estuda comigo é mais fácil. O nome dela é Francine e se quiser o telefone é só dizer nos comentários. Ela atende Joinville e região.
  Vamos ao que interessa.
  O óleo essencial de lavanda é ótimo calmante, atua sobre a insônia, a ansiedade e a depressão. Além disso é analgésico para dores musculares, articulares, cefaléia e enxaqueca. Também tem ação cicatrizante desde acne à queimaduras e úlceras varicosas.
  Ela é popularmente conhecida como alfazema e é extraído das flores através de "destilação à vapor e são necessários 200 kg da flor para obter 1 litro de óleo essencial (...) é nativa do Mediterrâneo e as espécies de melhor qualidade crescem em altitudes entre 700 e 1400 metros, na região da Provence, França."(*Livro de Aromaterapia – Patrícia Davis.)
  Emocionalmente ela "equilibra a razão e emoção, traz aceitação, auxilia a promoção de mudanças. Tem energia feminina, receptividade e confiança". (*Professora Ana Paula Filippi)



Boa tarde de quinta-feira.

Nenhum comentário: